Os cabos de energia são caracterizados por quatro elementos básicos, ou sejam:

wtr

Condutor;

Sistema dielétrico;

Blindagem metálica e

Proteção externa

O condutor, elemento de transporte da energia elétrica, pode ser único no caso de cabos singelos (unipolares) ou múltiplos no caso de cabos multipolares.

O sistema dielétrico pode ser simples e constituído apenas pela isolação no caso de cabos de baixa tensão ou composto pela blindagem do condutor – isolação – blindagem da isolação, no caso de cabos de média ou alta tensão.

A blindagem metálica pode ser utilizada objetivando proteger os condutores de um cabo de controle contra interferência, principalmente, eletromagnéticas, ou servir como um condutor para o transporte das correntes induzidas e de curto-circuito do sistema, no caso de cabos de média ou alta tensão.

A proteção externa pode ser simples, constituída apenas por uma camada extrudada, ou por uma combinação de reforços mecânicos, seja por fios, fitas metálicas ou mesmo por capas metálicas.

A estrutura construtiva do cabo vai depender fundamentalmente da sua tensão de isolamento, aplicação e utilização.

 

OBSERVAÇÕES SOBRE A BLINDAGEM DO CONDUTOR

A blindagem do condutor, constituída por materiais poliméricos condutores não metálicos, normalmente chamados de semicondutores, tem como principal finalidade dar uma forma perfeitamente cilíndrica ao condutor e eliminar espaços vazios entre o condutor e a isolação.

Caso um condutor encordoado de um cabo de média ou alta tensão não possua um recobrimento com material semicondutor, o campo elétrico assume uma forma distorcida acompanhando a superfície do condutor. Nesta condição a isolação é solicitada de modo não uniforme sendo que, em alguns pontos, devido a concentração do campo elétrico, estas solicitações poderão ultrapassar aos limites admissíveis para o dielétrico, resultando em uma depreciação na vida do cabo.

No caso de isolações poliméricas, quando da extrusão do material da isolação diretamente sobre o condutor, poderão surgir bolhas de ar onde o material isolante não penetrou totalmente entre os fios. O ar será ionizado pela ação do campo elétrico e vão ocorrer descargas parciais que irão danificar a isolação até a sua perfuração, devido tanto ao bombardeio de elétrons, gerando calor e erosão, quanto ao ataque do ozona.

Em geral cabos com tensão nominal a partir de 3,6/6kV possuem condutores blindados.

 

bc

           Efeito da Blindagem do Condutor

 

OBSERVAÇÕES SOBRE A BLINDAGEM DA ISOLAÇÃO

A função principal da blindagem da isolação é a de proporcionar distribuição radial e simétrica para o campo elétrico, fazendo com que o dielétrico seja solicitado uniformemente.

bi

A blindagem do condutor e da isolação devem estar em íntimo contato com a superfície interna e externa da isolação, respectivamente, e aderente a esta, objetivando a eliminação de vazios e descontinuidades na interface, evitando a ocorrência de descargas parciais, otimizando assim a sua função.

 



SAC: 0800 0251588

WordPress Video Lightbox