Quando falamos em emendas para cabos de energia, o que nos vem em mente primeiramente é a realização da continuidade elétrica do condutor, sua isolação e a proteção desta contra agentes externos. Normalmente, para cabos de baixa tensão, essas etapas são o suficiente para a confecção de uma emenda. Entretanto, quando se trata de uma emenda para cabos de média tensão, há outros fatores que devem ser levados em conta, dado a complexidade da estrutura construtiva do cabo, entre eles, o método do controle de campo elétrico e a recomposição do sistema dielétrico.

De forma geral, um cabo de média tensão é constituído por:

1) Condutor: Meio em que ocorre o transporte da energia elétrica.

2) Sistema dielétrico: Composto pela blindagem do condutor, isolação e blindagem da isolação.

3) Blindagem metálica: A blindagem metálica pode ser utilizada objetivando proteger os condutores de um cabo de controle contra interferência, principalmente, eletromagnéticas, ou servir como um condutor para o transporte das correntes de carga capacitiva e de curto-circuito do sistema.

4) Proteção externa: Esta pode ser simples, constituída apenas por uma camada extrudada, ou por uma combinação de reforços mecânicos, seja por fios, fitas metálicas ou mesmo por capas metálicas.

Lembrando que a estrutura construtiva mencionada acima é a mais “usual” de cabos de potência, ou seja, o projeto de um cabo está intimamente relacionado ao tipo de instalação e aplicação a qual ele será submetido, tensão de isolamento, nível de curto-circuito, entre outros diversos fatores, havendo a possibilidade de conter componentes adicionais, proporcionando uma maior confiabilidade e durabilidade do cabo, e consequentemente do sistema elétrico.

Em uma fábrica de cabos elétricos, todas as etapas de fabricação de um cabo são criteriosamente controladas e mantidas dentro de parâmetros aceitáveis estabelecidos pelas especificações aplicáveis, desde a trefilação dos fios componentes do condutor até a extrusão da cobertura. Entretanto, durante a montagem de uma emenda no campo, não dispomos de máquinas para realizar o serviço por nós, ou seja, o próprio homem deve reconstituir toda a estrutura construtiva do cabo no site da instalação, sob condições, normalmente, desfavoráveis, como pouca iluminação, ferramentas limitadas, e caixas de emenda com dimensões reduzidas. Portanto, é de suma importância que o instalador da emenda observe e acompanhe rigorosamente a Instrução de Montagem, assim como mantenha a total atenção, precisão e limpeza dos cabos e materiais envolvidos, para evitar futuras adversidades oriundas de uma montagem mal executada.

Afinal, que tipos de materiais são utilizados para a confecção de uma emenda de cabo de média tensão?

A continuidade dos condutores é realizada através do conector de emenda, podendo ser do tipo a compressão ou torquimétrico. O primeiro método requer a utilização de alicate de compressão e matrizes para cada seção do condutor, já a conexão realizada através do conector de emenda torquimétrico é mais simples, pois sua montagem solicita apenas o uso de apenas uma chave de caixa por exemplo. Vale ressaltar que os conectores torquimétricos abrangem uma ampla faixa de seção em um único conector.

O sistema dielétrico (blindagem do condutor, isolação e blindagem da isolação) pode ser restabelecido por corpos poliméricos pré-moldados, do tipo contrátil a frio, por exemplo, que contêm essas 03 camadas em uma única peça, ou até mesmo pela aplicação de fitas, tomando muito cuidado para que a geometria e a espessura da isolação da emenda seja tal que atenda a solicitação do gradiente elétrico do projetado pelo fabricante. Nesta etapa o controle do campo elétrico é essencial, pois durante a confecção da emenda as camadas semicondutoras são interrompidas para que seja possível reconstituir a isolação do cabo, distorcendo o campo elétrico nas proximidades desta região que, antes era apenas radial e uniforme, e agora possui também componentes longitudinais. Alguns dos métodos para o controle do campo elétrico em emendas são: a) campo elétrico defletido; b) alívio resistivo não-linear.

A blindagem metálica pode ser restabelecida através da conexão dos próprios fios de blindagem metálica do cabo, ou por meio de fita de blindagem, em conjunto com uma cordoalha metálica, ou até mesmo um “braid” de cobre, criando um caminho para as correntes de curto-circuito, carga capacitiva, e proteção contra interferências. Os materiais utilizados para a reconstituição da blindagem metálica devem possuir boa condutância e seção compatível com a seção da blindagem metálica existente no cabo.

A cobertura do cabo, que possui como principal função a proteção mecânica e selagem contra a umidade do seu núcleo, também pode ser confeccionada a partir de material polimérico contrátil a frio, contrátil a quente, ou através da aplicação de fitas compatíveis com as características físicas e químicas do material da cobertura.

Entendido a complexidade e importância de diversos fatores durante a montagem de uma emenda em cabos isolados de média tensão, segue abaixo alguns comentários e orientações:

  • A Instrução de Montagem deve ser seguida criteriosamente, ou seja, todas as medidas informadas, a limpeza adequada e cuidado com possíveis avarias durante a confecção da emenda, como o contato da isolação com materiais perfurantes, poeira, entre outros. Até mesmo uma gotícula de suor que cai sobre a isolação do cabo pode comprometer a vida útil da emenda.
  • Leia toda a Instrução de Montagem da emenda antes da sua confecção quantas vezes for necessário para evitar qualquer tipo de dúvida durante a instalação, reduzindo a chance da ocorrência de qualquer divergência (Veja nossos vídeos ilustrativos de montagem em nosso site: www.kitacessorios.com.br).
  • Evite qualquer tipo de curvatura sobre a emenda, para que não ocorra a possibilidade de surgimento de bolhas de ar ou deslocamento de camadas no interior da emenda, resultando em descargas parciais, reduzindo a vida útil da emenda.
  • Em caso de dúvidas em relação ao melhor tipo de emenda para diferentes tipos de instalação, consulte nossa Engenharia de Aplicação para um melhor respaldo técnico e melhor especificação.
  • Uma emenda deve acompanhar a vida útil do cabo.

 

GM/KIT Acessórios


Conectando energia para um mundo melhor.

Spain